domingo, 3 de junho de 2012

Cultura Nordestina

 A riqueza cultural do nordeste é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares. A literatura nordestina tem dado grande contribuição paro cenário literário brasileiro.
 Na literatura pode-se citar à literatura popular de cordel que remonta ao período colonial e numerosas manifestações artísticas de cunho popular que se manifestam oralmente, tais como os repentistas.
 Na música popular, destacam-se os ritimos, tais como coco, xaxado, martilo, samba de roda, baião, xote, forró, etc. O movimento armorial do recife, inspirado por Ariano Suassuna, fez um trabalho muito bonito de valorização desta herança ritimica popular.


 O artesanato é também uma parte relevante da produção cultural do Nordeste, além de ser o ganha-pão de milhares de pessoas por toda a região. Devido à variedade regional de tradições de artesanato, é difícil caracterizá-los todos, mas destacam-se as redes tecidas e bordadas com muitos detalhes; os produtos feitos em argila, madeira e couro, além das rendas. Outro destaque são as garrafas feitas manualmente em areia colorida, um artigo produzido para venda à turistas. No Maranhão, destacam-se artesanatos feitos da fibra do buriti, assim como da fibra do babaçu.









    A culinária é bastante variada, refletindo quase sempre, com as condições econômicas e produtivas das diversas paisagens geoeconômicas dessa região. Frutos do mar e peixes são bastante utilizados no litoral nordestino, enqunato, no sertão, predominam receitas que utilizam a carne e derivados do gado. Ainda assim, há várias diferenças regionais, tanto na variedade como no preparo dos pratos. Na Bahia, os principais destaques são as comidas feitas com azeite de dendê e com caarão, como as moquecas, o vatapá, o acarajé e os bobós, porém não são menos apreciadas as comidas acompanhadas de pirão como mocotó e rabada e doces, como a cocada. No Maranhão, destacam-se o cuxá, o arroz de cuxá, o bobó, o peixe pedra e a torta de camarão. Também no Maranhão se destaca o Guaraná Jesus, que é patrimônio imaterial de Pernambuco. Outras comidas típicas da região são : o baião-de-dois, a carne de sol, o queijo de coalho, o vatapá, o acrajé, a pamonha, a canjica, milho cozido e assado,a panelada e a buchada, o feijão e arroz de coco, o feijão verde e o surucu, doces feitos da mamão, abóbora, laranja e etc.

 Por: Pedro Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário